google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitura do Recife inicia 3ª edição da Colônia de Férias Jornada Maker - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeitura do Recife inicia 3ª edição da Colônia de Férias Jornada Maker

A curiosidade do homem impulsionou a criação das mais diversas inovações e descobertas de que se tem notícia. E é com a perspectiva de ensinar e estimular as crianças a criarem, que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Fab Lab Recife, promove até o fim de janeiro, a 3ª edição da Colônia de Férias Jornada Maker para alunos de 10 a 14 anos da rede municipal de ensino. As oficinas são focadas na introdução à cultura maker e à fabricação digital, modelagem 3D, corte a laser, tecnologia e arte, eletrônica e marcenaria.
No total, quatro oficinas serão oferecidas para cerca de 500 crianças nas Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania (Utecs) dos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), entre os dias 21 e 31 de janeiro."Nas férias, nossos alunos poderão trabalhar a cultura maker de forma mais lúdica, saindo da oficina com o projeto pronto. Essa é mais uma ferramenta de estímulo aos nossos estudantes, que durante o ano letivo utilizam a cultura maker para resolver desafios", declarou Danielle Duca, diretora executiva de Tecnologia na Educação.
Na oficina há um mini Fab Lab com impressora 3D, corte a laser, ferramentas de marcenaria e eletrônica para as crianças utilizarem. "O objetivo das é divulgar, junto aos estudantes, a cultura maker, engajando-os e mobilizando-os a fazer parte deste movimento global. Os conteúdos buscam o estímulo à criatividade e a vivência com design e inovação", afirmou Betita Valentim, coordenadora da Jornada Maker.  A gerente de geral de tecnologia da Educação do Recife, Alessandra Debone, disse que os participantes também desenvolvem nos cursos competências socioemocionais como trabalhar em equipe, demonstrar empatia, gerenciar emoções (saber errar) e alcançar objetivos.  
Na Utec do Compaz  Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha, que está realizando a oficina de Corte a laser e stencil, a sala lotou de estudantes.  Um deles, Gilvanildo Adriel Cavalcante, 12 anos, disse que estava adorando os conhecimentos que estavam sendo repassados pelos monitores.  E até quem ensina aprende. É o caso da estagiária Tatiane Couto, 17 anos, que apoia os trabalhos nas aulas, diz que não imaginava aprender tanto.  “Eu me encontrei nesse estágio de tecnologia, pois aqui se aplica tecnologia aliada à cidadania”, disse Tatiane.
Cursos:
Corte a laser e stencil: os estudantes vão aprender para quê serve o corte a laser e como utilizar essa tecnologia para criar objetos variados. Cada participante vai criar e fabricar a sua própria bolsa. Nesse processo, será mostrado como funciona a máquina de corte a laser, quais os materiais envolvidos, suas vantagens e limitações. Depois dessa etapa, os participantes vão colocar a mão na massa para montar a própria bolsa e usarão várias técnicas de pintura.
Dia 21/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 28/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna
Modelagem e fabricação digital: durante a oficina os estudantes vão aprender para quê serve a impressora 3D e como utilizar essa tecnologia para criar objetos variados. Cada participante vai modelar em 3D um labirinto, para testar e experimentar a construção de um jogo de labirinto. Depois vão colocar a mão na massa para criar o jogo em madeira.
Dia 22/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 29/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna
Corte a laser e eletrônica básica: os participantes vão criar um circuito eletrônico para uma luminária espacial.
Dia 23/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 30/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna
Marcenaria e fabricação digital: nessa oficina os estudantes vão experimentar a combinação de técnicas de fabricação digital com marcenaria tradicional para construir objetos utilitários. Além do uso de diversos materiais, será ensinado técnicas básicas de manuseio e segurança de ferramentas para, de um jeito bem divertido, fabricar um caixa organizadora.
Dia 24/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 31/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna

UTEC do Compaz Eduardo Campos - Av. Aníbal Benévolo, S/N - Alto Santa Terezinha
21 a 24 de Janeiro de 2020 (terça a sexta)
Turno manhã: 9h às 12h
Turno tarde: 14h às 17h

UTEC do Compaz Escritor Ariano Suassuna - Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro
28 a 31 de Janeiro de 2020 (terça a sexta)
Turno manhã: 9h às 12h
Turno tarde: 14h às 17h

Nenhum comentário