google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Governo de Pernambuco anuncia novo protocolo de abertura do turismo em Fernando de Noronha - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Governo de Pernambuco anuncia novo protocolo de abertura do turismo em Fernando de Noronha

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), novo protocolo para abertura da Ilha de Fernando de Noronha para turistas. A medida, válida a partir do próximo dia 10 de outubro, foi divulgada pelo administrador da ilha, Guilherme Rocha. Os visitantes deverão seguir regras estabelecidas pelas autoridades de saúde do Estado. A principal delas é a obrigatoriedade da realização do teste RT-PCR (nariz e garganta) para detecção da Covid-19 no dia anterior ao embarque.

“Essa abertura só vai ocorrer devido à extrema responsabilidade e seriedade do Governo de Pernambuco no enfrentamento da pandemia no Estado e, principalmente, em Fernando de Noronha, onde não se detecta contaminação comunitária desde maio. Foram impostas ações importantíssimas baseadas na ciência  sob a liderança do governador Paulo Câmara, com a ajuda do secretário de Saúde, André Longo”, disse Guilherme Rocha.

Outra medida indispensável para o turista é baixar o aplicativo de celular Dycovid – Dynamic Contact Tracing durante o período de estadia na ilha. Criado pelo Porto Digital, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e Secretaria Estadual de Saúde, o Dycovid notifica o usuário da ocorrência de um contato de alto risco, dando melhor rastreabilidade e controle da doença. Quando alguma pessoa, também usuária, sinaliza que está contaminada, todos aqueles contatos que estiveram próximos são avisados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Tudo é feito de forma anônima. Toda informação coletada pelo aplicativo é identificável apenas pelo aparelho do usuário.

Também será necessário aos visitantes assinar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago. A assinatura do termo vale também para trabalhadores e prestadores de serviço. Na saída da ilha, será necessário realizar um novo RT-PCR para que haja um controle da Vigilância em Saúde sobre uma possível contaminação comunitária. O teste não impede a viagem de retorno.

No desembarque no arquipélago serão seguidas as regras já em vigor para todos que chegam à ilha. Será feita a medição de temperatura e não será permitida a entrada de pessoas com sintomas de febre. E também é necessário obedecer ao distanciamento social de 1,5 metro na área do aeroporto.  Além disso, é necessário seguir as normas de higiene e segurança como uso de máscara em locais públicos, sob pena de multa caso não seja utilizada, e a higienização das mãos.

Nenhum comentário