google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitura do Recife inicia vacinação antirrábica pela Boa Vista e Encruzilhada - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeitura do Recife inicia vacinação antirrábica pela Boa Vista e Encruzilhada


 A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) inicia, neste sábado (24), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na capital pernambucana, com vacinação porta a porta de cães e gatos em locais estratégicos da Boa Vista e da Encruzilhada, bairros integrantes, respectivamente, dos Distritos Sanitários (DS) 1 e 2. Para o primeiro dia da campanha, foram mobilizados 125 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e 60 voluntários, que vão percorrer quarteirões onde foram registrados casos de raiva animal nos últimos anos. Recife recebeu, inicialmente, cerca de 150 mil doses da vacina.

 

Quem mora nessas áreas e não for visitado pelas equipes no sábado terá como alternativa os postos fixos de vacinação, de segunda (26) a sexta-feira (30), das 8h às 17h. Eles serão instalados em pontos diversos dos dois distritos sanitários, que contemplam bairros da área central e parte da Zona Norte do Recife. A relação completa dos postos fixos está disponível no site da Prefeitura do Recife. A vacinação nesses pontos será realizada por 50 profissionais da Sesau e 160 voluntários.

 

“A vacinação porta a porta acontecerá de 15 em 15 dias, sempre aos sábados, até o dia 05 de dezembro. Os locais são escolhidos de acordo com a ocorrência de casos de raiva animal, nos últimos anos. Mais de 1.200 profissionais e voluntários participam do porta a porta e da imunização nos postos fixos, que seguirão todas as recomendações sanitárias ao longo dos cinco sábados de campanha”, explicou o gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife, Jurandir Almeida. 

 

Após a primeira semana de campanha, será a vez de vacinar os cachorros e gatos dos distritos 4 e 5, que contemplam bairros da Zona Oeste do Recife, como Afogados e Torre. Primeiramente haverá vacinação porta a porta no dia 07 de novembro e, na semana seguinte, serão instalados postos fixos de vacinação nos dois distritos. Os endereços serão divulgados na semana anterior a cada ação. Depois ainda será feita a imunização dos animais da Zona Sul do Recife. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.

 

“Quando você não vacina o bicho, ele fica suscetível a contrair a raiva e, com isso, os humanos também podem se infectar. Apesar da pandemia, estamos garantindo condições para que todas as pessoas possam levar seus animais para se vacinar”, garante Jurandir Almeida, que é veterinário.

 

DOENÇA - A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

 

A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana. No Recife, 2017 foi o último ano em que foram registrados casos de raiva em um gato e um humano. Em 2018 e 2019, apenas quatro ocorrências foram detectadas, em morcegos. Em 2019, foram vacinados mais de 150 mil animais.

Nenhum comentário