Header Ads

Bike PE e Cufa PE oferecem, gratuitamente, viagens de bicicleta para pessoas em situação de vulnerabilidade social

 


Com o objetivo de fomentar cada vez mais o uso das bikes no Grande Recife, a Tembici, empresa operadora do Bike PE, em parceria com a Cufa PE, Central Única das Favelas de Pernambuco, criou o “Doe 1 Viagem”, uma corrente do bem, que convida os usuários do programa a doarem uma viagem para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem o objetivo de ampliar o número de ciclistas nas ruas, com um olhar ativo para a transformação social. Por isso, a cada quatro viagens doadas pelos usuários, a empresa complementará a doação e a reverterá em um plano mensal, que poderá ser utilizado gratuitamente pelos beneficiários da instituição.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), por meio da Gerência de Ciclomobilidade, tem se dedicado a tornar o sistema público de bicicletas compartilhadas mais acessível e inclusivo para todos. “Temos trabalhado em parceria com a Tembici no sentido de ampliar o acesso ao uso das bicicletas na Região Metropolitana. Parcerias como essa são muito bem-vindas e de grande importância para melhoria da mobilidade urbana das cidades”, pontua a gerente de Ciclomobilidade da Seduh, Karla Leite.

 

“Facilitar o acesso às nossas bikes é uma forma efetiva de contribuirmos com o que realmente acreditamos. E lançar este projeto em parceria com a CUFA só o torna mais especial. Começamos o piloto em Pernambuco, mas enxergamos potencial para que ele seja estendido para todas as demais praças onde atuamos”, comenta Carolina Rivas, diretora de relacionamento da Tembici. “O ciclista tem um papel muito importante na revolução das cidades e, como parte fundamental dessa ação, contribuirá para que mais pessoas tenham acesso à bicicleta”, reforça Rivas.

 

Além da doação das viagens, todos os beneficiários receberão o Manual do Cicilista, material educativo com orientações e dicas de segurança que reforçam a importância dos cuidados e responsabilidades dos ciclistas ao pedalarem as laranjinhas.

 

Como contribuir

 

As doações poderão ser realizadas de duas formas:

 

        Acessando a página do projeto por este link.

 

        Por meio de uma mensagem que os usuários receberão pelo aplicativo do Bike Itaú, inicialmente enviada aos usuários do BIKE PE.

 

O valor da viagem doada é de R$3,40, equivalente ao valor de uma viagem avulsa no Bike PE.

Higienização das bikes e estações

 

Desde o início da pandemia, a Tembici reforçou o processo de higienização das bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a empresa recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscaras.

 

Sobre a Tembici

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela  lista das 100 Startups to Watch (2020), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua.

Sobre a CUFA

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que promovem diversas ações como ferramentas de integração e inclusão social.

 

A CUFA Pernambuco surge a partir das necessidades de expansão da CUFA Brasil, com o fator de inclusão social como objetivo central, adaptando-se à realidade da região Nordeste. Atualmente, cerca de 14.000 mil pessoas são atendidas no estado do Pernambuco.

Nenhum comentário