google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Parceria em Paulista garante descarte correto para o óleo de cozinha - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Parceria em Paulista garante descarte correto para o óleo de cozinha

Com o objetivo de evitar o descarte de óleo de cozinha usado no meio ambiente, a Prefeitura do Paulista firmou uma parceira com a empresa ASA para que sejam instalados 200 pontos de coleta desse material na cidade. A ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente do município que assinou o termo de compromisso na última sexta-feira (15.05), durante evento na Escola Dr. Luiz Cabral de Melo, em Maranguape II.

A proposta da gestão municipal é de que, além de implantar postos de coleta em escolas, prédios públicos, restaurantes e fábricas, seja exigido no momento do Licenciamento Ambiental que o ponto comercial passe a recolher os resíduos. A ASA se compromete, por sua vez, em realizar um trabalho de conscientização através de palestras educativas.

Moradora do bairro de Maranguape II, Rosa de Saron, 43 anos, vende churros na frente da Escola Dr. Luiz Cabral de Melo há um ano. Ela gasta cerca de 20 litros de óleo de cozinha por mês, e gostou de ter onde descartar o resíduo depois de usado. “Eu trouxe 15 litros hoje para deixar aqui no ponto de coleta. Eu sempre entregava para uma amiga que faz sabão artesanal, mas agora é o local mais indicado. Foi muito bom mesmo”, avaliou a comerciante.

A Prefeitura do Paulista estima que a ação deva evitar que 20 mil litros de óleo de cozinha usado sejam descartados de maneira incorreta no meio ambiente. “O recolhimento desse material é importante porque cada litro de óleo despejado no esgoto contamina 20 mil litros de água limpa, o que trás um grande prejuízo”, explicou a gerente de Responsabilidade Socioambiental da ASA, Flávia Moura.

O secretário de Meio Ambiente do Paulista, Leslie Tavares, avalia que a parceria ganha força com as atividades educativas e garante que o município dará todo apoio para aqueles que fizerem o descarte do óleo de maneira correta e sensibilizar quem ainda não adota essa prática ecologicamente correta. “Nós também vamos cobrar que as grandes empresas realizem esse tipo de ação para evitar maiores prejuízos e entupimentos de galerias e redes de esgoto”, ressaltou o titular da pasta.

Fotos: Francisco Marques

Nenhum comentário