google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Secretaria de Educação do Recife realiza lives de orientação aos pais na Semana da Pessoa com Deficiência - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Secretaria de Educação do Recife realiza lives de orientação aos pais na Semana da Pessoa com Deficiência

Ficar dentro de casa sem ter o espaço da escola, sem a presença física do professor ou apoio da tecnologia assistiva tem sido um desafio para os estudantes da Educação Especial e de seus familiares e, neste momento de isolamento social, os pais se tornaram parceiros da escola no processo de desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife criou uma série de ações em ambientes virtuais para dar orientações aos familiares que podem ser replicadas em casa.

Nesta Semana da Pessoa com Deficiência estão sendo feitas uma série de lives pelo canal do Youtube da Gerência de Educação Especial, no link https://bit.ly/32rb5jJ, sempre às 14h30. As rodas de conversa são com os professores da Educação Especial e os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais. Eles debatem sobre a temática da inclusão e trazem exemplos da prática cotidiana.

“A Semana é importante para conscientizar a sociedade sobre as práticas inclusivas de respeito às diferenças e os direitos à cidadania. Mas também é um momento de fazer com que essas práticas, que são repensadas a cada dia, não caiam no esquecimento. Quando se dá as condições adequadas, as pessoas conseguem mostrar as suas capacidades”, pontuou a gerente de Educação Especial, Adilza Gomes.

As lives abordarão temas como o direito de aprendizagem, o atendimento especializado em tempos de ensino remoto, tecnologias assistivas, intervenções pedagógicas e atividade remotas, entre outros. Os vídeos ficam disponíveis na rede social. Além dessas lives, a Educação Especial realizou três seminários online para que os pais tivessem orientação por meio de vídeos, livros em PDF, sugestões de filmes e participação de fóruns. Os encontros abrangeram o Autismo, a Língua  Brasileira de Sinais, e Altas Habilidades e Superdotação.

Outras ações - A Secretaria de Educação preparou um ambiente online, onde todo o material que venha a ser disponibilizado para os alunos da rede seja adaptado para os estudantes da Educação Inclusiva. No site Escola do Futuro em Casa (http://educ.rec.br/escoladofuturoemcasa/atendimento-educacional-especializado/), existe uma área específica para o atendimento profissional especializado, com exercícios para os alunos da Educação Especial. No youtube da Gerência de Educação Especial também existem vídeos produzidos para os alunos. No período de suspensão das aulas por conta da pandemia, os alunos da Educação Especial receberam em suas casas cestas básicas com alimentos diferenciados para quem tem restrições alimentares; atividades e materiais pedagógicos traduzidos para o sistema braille; e um catálogo com mais de 80 aplicativos assistivos direcionados para a educação em casa e com acessibilidade. Os profissionais do AEE desenvolvem atividades remotas com os estudantes, orientando e desenvolvendo atividades pedagógicas.

Programação da Semana da Pessoa com deficiência
DATA: 24 a 28/08/2020
HORÁRIO: 14h30
  • 27/08

TEMA: Estudantes com D.I. e TEA participando das atividades remotas: experiências do AEE
MEDIADORA: Rianne Conolly
CONVIDADAS: Adriana Cunha e Gerluce Maciel
  • 28/08

TEMA: Tecnologias assistivas e a intervenção pedagógica no AEE MEDIADORA: Luciana Araújo
CONVIDADAS: Patrícia Fontes e Jeyse Anny Bezerra

Nenhum comentário