Header Ads

Prefeitura do Recife realiza ação de limpeza nos manguezais que margeiam Rio Capibaribe

 A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), iniciou, nesta terça-feira (22), mais uma ação de limpeza das áreas de manguezal nas margens do Rio Capibaribe. Desta vez, o trabalho acontece ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre o monumento Tortura Nunca Mais e a Secretaria de Planejamento do Governo (SEPLAG).

A limpeza tem previsão de conclusão na sexta-feira (25), dependendo da demanda e do nível da maré, que precisa estar baixa para que os trabalhadores possam descer às margens. A ação mobiliza a atuação de seis pessoas por dia, que utilizam pás, banguês, ciscadores entre outros equipamentos para a retirada do lixo. O Ecobarco também estará atuando na remoção dos resíduos flutuantes.

Todos os meses, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela.

Há ainda o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35 quilômetros. As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador).

Nenhum comentário